Futuro Estudante

PERFIL DO BACHAREL EM MATEMÁTICA

O curso de Bacharelado em Matemática visa a formação de um profissional qualificado para prosseguir seus estudos em pós-graduação, para atuar na pesquisa, no ensino superior ou em outras oportunidades de trabalho fora do ambiente acadêmico. O Bacharel em Matemática poderá desenvolver atividade de suporte junto aos ramos das ciências, como Engenharia, Economia, Estatística, Física, Linguística, Sociologia, Informática, desenvolvendo métodos e programas utilizados no controle, difusão e organização de informações. Nesse contexto o Curso de Bacharelado em Matemática da UFV se propõe a formar profissionais que tenham:

Uma sólida formação de conteúdos de Matemática;

Uma formação que lhes prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e de condições de exercício profissional;

A percepção de como se desenvolve a pesquisa no campo da Matemática;

Desenvolvido potencialidades tais como autonomia, raciocínio lógico, iniciativa, criatividade, percepção crítica, entre outras;

Uma conduta profissional pautada por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais.

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PERFIL DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA

De acordo com a LDB (9394/96), os cursos de Licenciatura visam à formação de um profissional cujo perfil é o de professor, que paute sua prática pedagógica nos princípios:

Éticos: de autonomia, de responsabilidade, de solidariedade e de respeito comum;

Políticos: dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;

Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

Um curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo formar um professor de Matemática para as quatro séries finais do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional da área da educação, capaz de deter as seguintes características:

Dominar efetivamente conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência – origens, processo de criação, inserção cultural – tendo também conhecimento das suas aplicações em diversas áreas;

Ter uma formação de cidadão, ética e moral, que permita o exercício da docência de forma digna e responsável e a percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências, próprias à matemática, importam para o exercício pleno da cidadania;

Ser capaz de trabalhar de forma integrada em equipes da sua área e/ou de outras áreas e de exercer liderança, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos;

Ter maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação de matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência matemática quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem;

Compreender as características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório, o geométrico;

Dominar a forma lógica característica do pensamento matemático e ter conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Em outras palavras, ser capaz de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à matemática;

Estar familiarizado com as metodologias e materiais diversificados de apoio ao ensino, de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada;

Perceber seu papel social de educador, capaz de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos alunos e ter consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela rejeição, que muitas vezes estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina, procurando rotas alternativas de ação para levá-lo a desenvolver-se plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo assim motivador que desperte o desenvolvimento da autonomia nos seus alunos;

Ser engajado num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para adquirir e utilizar novas ideias e tecnologia visando adaptar o seu trabalho às novas demandas socioculturais.


Endereço

Universidade Federal de Viçosa
Departamento de Matemática

Av. P.H. Rolfs, s/n
36570-000 – Viçosa – MG

 

Tel.: (31) 3612-2864 (13h às 16h45min. e 19h às 22h45min.)

 

e-mail: coordmat@ufv.br

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